os miseraveis
1. O Realismo, que surgiu no séc. XlX, foi um meio de movimento literário/artistico de demonstrar problemáticas enfretadas na época. Sem distorção de fatos e nem falsos retratos dos personagens que compõe a obra. Victor Hugo, irá se opor em partes ao Realismo, sendo por conseguinte um Romancista, a qual irá em suas obras levar o aspecto humano de acordo com o seu contexto na obra, pôr sentimentalismos e imaginações humanas que podem ir contra a sua realidade. Vista esses aspectos nas suas principais obras, como “O Corcunda de Notre Dame” e “Os Miseraveis”.
2. Comparações a serem feitas entre as Barricadas de Paris e a Revolução francesa, são quanto a opressão do estado sobre as camadas mais pobres, e que as mesmas em momentos de refúgio e tentativa de suprir a sua liberdade, compõe um estreito de barricas, afim de conseguir uma tentativa defensiva quanto aos militares. O qual não foi diferente na revolução francesa que também teve povo repremido pelas camadas militares do estado.
3. Jean Valjean, o principal personagem da obra, em um estado deplorável, rouba um pão para poder se alimentar. É pego e aprisionado onde seus 5 anos de trabalho forçado viram 19 por tentativa de fugas. Quando saí é expulso de vários lugares que o levam a tentar se abrigar, porém um o aceita, e na madrugada ele o rouba e em vez do inocente assumir o furto ele o presenteia com mais coisas. Assim Jean Valjean irá rever a sociedade francesa com outra vista, que ele retrata bem o povo em sua forma singular, de fuga da repreensão francesa, busca pela liberdade em diversas formas, levado a diferentes estamentos sociais, porém nunca levado pela luxúria. Jean irá sempre manter o seu estado natural de homem, um ser que já foi ignorante, miserável e repremido. A qual estas caractéristicas marcam bem o povo da frança em sua revolução e diferentes contextos sociais.
4. Javert, também um dos principais personagens, tem com ele a busca frenética de