OS HEBREUS
Também conhecidos como israelitas ou judeus, os hebreus tiveram uma história de migração, lutas, fugas e cativeiros. Eram um povo pequeno que não tinham nenhum poder militar, mas queriam preservar sua cultura, e conseguiram.
A civilização hebraica, formada por pastores nômades viviam na cidade de Ur, na Mesopotâmia. Quando Abraão, o filho de um escultor da cidade fez um acordo com Deus, que lhe prometeu as terras de Canaã, sendo que Abraão e o seu povo renunciassem todas as religiões que adoravam vários Deuses, e aceitassem a existência de um único Deus, o criador. E assim foi o que fizeram, arrumaram todas as coisas e foram até as terras que Deu tinha prometido a eles.
Segundo a história uma parte desses hebreus migrou para o Egito no mesmo período em que a região foi invadida pelos hicsos. Como era aliado dos invasores, o povo hebreu não sofreu grande impacto e tiveram uma vida aceitável, podendo usufruir de certa liberdade.
As terras de Canaã eram muito ricas e férteis, No meio do seu território havia o rio Jordão, que fazia da região a área mais fértil e favorável para a agricultura (crescente fértil), além de se situar entre o Egito e a Babilônia que eram os dois grandes reinos da época. Os hebreus foram um dos primeiros povos monoteístas, ou seja, que acreditam em um só Deus, Javé, o qual não podia ter sua imagem representada através de estatuas ou pinturas.
1.1-RELIGIÃO
Os hebreus possuíam diversas festas religiosas, como a Páscoa e criaram o idioma aramaico, com o qual escreveram as primeiras versões do Antigo Testamento, e acreditavam também no salvacionismo, ou seja, a crença na vinda de um Salvador para libertar o povo hebreu.
Eles se baseavam nos dez mandamentos que Moisés recebeu de Deus no topo do monte Sinai. Esses mandamentos eram como um código de conduta que todos deveriam seguir, e eram tão importantes que o povo construiu o templo de Jerusalém para protegê-los.
1.2-TORÁ
A palavra Torá tem dois sentidos na