Os efeitos do exerc cio f sico no sistema muscular
O exercício físico regular e rotineiro é um componente vital de uma saúde sustentável. Especialmente quando você envelhece sua adesão ou não conformidade com um regime de exercícios vai se tornar um fator decisivo na determinação de como normalmente você trilha seu caminho fisicamente através das décadas. Embora o exercício também proporcione benefícios para os sistemas cardiovascular e esquelético, o principal benefício do treinamento regular é sentido pelo sistema muscular.
Processo de desenvolvimento do músculo
Embora bioquimicamente complexo, o processo pelo qual o corpo desenvolve músculos não é tão complexo quando explicado em uma linguagem simples. O treino causa microtraumas nos músculos (pequenas "lesões" que devem ser reparadas). Se a intensidade do exercício é suficiente para convencer o corpo que músculo adicional é necessário para a sobrevivência, o corpo supercompensa reparando o tecido muscular antigo e criando um novo tecido.
Utilização do músculo
Um dos principais benefícios do exercício é a capacidade de aumentar a utilização muscular. Operando sob o lema de "use-o ou perca-o", a negligência do uso muscular resulta em atrofia no músculo e nas vias nervosas subjacentes que o ativam. Você deve ter notado que quanto mais você treinar com pesos, mais você pode "sentir" o trabalho muscular. Este é um exemplo do aumento da conexão "mente-músculo" que se torna possível através da formação regular.
Força muscular
Um dos benefícios que todos sabem é o conceito de treinar como uma forma de aumentar os níveis de força máxima. Quanto mais você usa um músculo (e quanto mais eficiente você se torna em desenvolvê-lo), maior será o potencial para o aumento de geração de força. O tamanho do músculo não é linearmente ligado à força muscular. Você provavelmente já viu pessoas relativamente pequenas na academia levantarem grandes quantidades de peso. Essas pessoas são mais eficientes na geração de força