Os Ciganos resumo
Numa casa muito arrumada morava um rapaz, chamado Ruy, que era muito desarrumado. O rapaz tinha a impressão que não estava destinado a viver naquela casa. Ali, os relógios estavam sempre certos, mas ele andava sempre atrasado. Ruy esquecia-se da bola na sala e dos livros no jardim. Ele deixava a caneta na cozinha, os sapatos no corredor e o relógio no lavatório. Tudo isto acontecia porque ele jogava à bola na sala, lia no jardim, escrevia em toda a parte, despia-se no corredor e só se lembrava de tirar o relógio quando já estava no quarto de banho.
Ruy não era feliz naquela casa pois toda a gente lhe ralhava e ele só pensava que aquela casa era um tribunal. Parecia-lhe que ele tinha pernas e braços a mais, pois, quando entrava numa sala, tropeçava num tapete, pisava as senhoras e dava sempre uma canelada em alguém. À volta da casa havia um jardim rodeado por um muro e enquanto ele era pequeno o jardim parecia-lhe enorme. Com o passar do tempo o jardim foi diminuindo e tudo isto lhe parecia irremediável.
Um dia, depois de ter pisado uma visita e ter partido um copo, foi para o fundo do jardim e deitou-se à sombra de uma tília, sozinho e ficou a pensar. Ele estava preso nos muros de sua casa, nos horários dos relógios e nas ordens da família.
Contudo, num dia de primavera, Ruy é surpreendido pelo rataplã de um tambor, que o desafia a saltar o muro do jardim e a percorrer os campos até se aproximar de um acampamento de ciganos.Com eles acaba por ficar e, inspirado pelo espírito indomado de Gela, uma rapariga cigana de olhos cor de avelã, vai descobrir o prazer de sentir o chão debaixo dos pés, vai experimentar a liberdade pela qual sempre suspirou! E a partir de agora desafio todos vocês a descobrirem o final da história!
Opinião
Adorei este livro! Fiquei a conhecer o Ruy que era um rapaz diferente. Ele, apesar de viver como os outros rapazes, não compreendia porque é que tinha de cumprir regras; ele queria ser livre, sem estar preso a