Preconceito com os Ciganos
Amanda Alves Barbosa, Ingredi Danelli Rosa, Juliana Imperatriz da Silva ,Leide Layne Tomé, Liula Gonçalves ¹
Prof.ª Gláucia Yoshida²
Psicologia-Universo
Resumo: este artigo apresenta uma discussão Antropologica e Psicologia sobre o preconceito enfrentado pelo ciganos que estão localizado na cidade de Trindade/GO. Buscou-se o uso do método etnográfico de pesquisa e a realização de pesquisas bibliográficas e entrevistas com ciganos da região de Trindade. Com a entrevista percebeu-se o quanto o Ciganos sofrem com a discriminação realizada contra eles. Percebeu-se então descaso do governo em relação ao ciganos que são aparados por lei e tem direitos civis e foi confirmado o que no mostra as referências bibliográficas encontradas sobre os Ciganos. Notou-se a necessidade de mais pesquisas e apresentação da cultura cigana a civilização o que é papel do psicólogo.
Palavras-chave: Ciganos; Estereótipos; Preconceito;
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa tratar sobre o tema preconceito social, este que é caracterizado por ser uma atitude formada por três componentes, os quais são: o componente cognitivo que diz respeito aos estereótipos, o componente afetivo que são os sentimentos negativos que a pessoa tem em relação a alguém ou a um grupo social, e o componente comportamental que é a materialização desta atitude, ou seja, a discriminação.
Porém este estudo restringe-se a discussão do preconceito contra a cultura cigana no Brasil. Os ciganos são pessoas comuns, mas por terem uma cultura diferente da nossa sofrem muito preconceito e discriminações. Este trabalho traz a concepção de alguns teóricos sobre o preconceito e os construtos básicos que estão relacionados a ele, sobre a história originária desta cultura, a chegada deles no Brasil, sua cultura e o preconceito de qual sempre foram vítimas.
2. OBJETIVOS
Este trabalho é fruto de uma atividade de extensão que envolve as disciplinas de Antropologia Cultural e