Os Caminhos Percorridos Pela Educa O F Sica Na Constru O Dos Cursos Superiores
A Educação Física é a participação total e integral da criança dentro de uma atividade proposta, pois tem papel fundamental para uma inclusão. Esta capítulo aborda alguns temas como o caminho e as influencias ocorridas na Educação Física Escolar e toda transformação e remodelagem ocasionada. A Educação Física no Brasil era classificada em três categorias (Higienista, Militarista e Tecnicista).
Essas três categorias eram como pilares que impediam o desenvolvimento de novos avanços no processo de pesquisas da área da EF. A Educação Física era vista como uma construtora de corpos e não moldadora de bons costumes. Isso se deve muito ao militarismo com suas malhas tecnicista em busca do perfeito, onde os inaptos eram deixados por “incapacidade”.
Uma nova fase surgiu no Brasil, o humanismo começou a tomar conta dos pensamentos, e a percepção do eu está em alta. Agora , outros fatores como o domínio das questões sócio-afetivas, valores e realizações pessoais começam a permear os pensamentos dos educadores. No mundo os pensadores marxistas e existencialistas lideram os campos e as mentes e aqui no Brasil, Alfredo Gomes de Faria Júnior e Manuel Gomes de Tubino podem ser citados como defensores dessa nova perspectiva de pensamento. Assim , houve um resgate de valorização do homem.
Então como uma grande revolução na E.F. inclusiva, todos os meios possíveis estão sendo empregados e leis sendo criadas para que se haja uma garantia ao direito à prática de esportes e manutenção da saúde através do esporte, nunca esquecendo os limites e capacidades físicas de cada indivíduo. Agora quando essas diferenças são acentuadas por razão de alguma deficiência acabamos por nos reportar a questões de situação de Inclusão. Fazer com que alguém, que de alguma forma não se enquadra no meio, seja aceito dentro desse meio. Isso levou a promoção de vários encontros internacionais em busca de pontos comuns e