OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO FUTEBOL EM CRIANÇAS COM OBESIDADE
Brunno Chalega da Cunha
Carlos Henrique
Hugo Dib Bichara
Rafael Vieira
Profª Ms. Fabiane de Oliveira Macedo
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que no Brasil há uma cultura que valoriza a prática do futebol. No entanto, há a necessidade de se preparar profissionais para auxiliar numa atividade que possa prevenir problemas referentes à obesidade infantil. Pensando nisto, o objetivo deste trabalho é relatar como a prática deste esporte pode trazer benefícios à saúde de uma criança com obesidade.
Neste sentido, Carmo (2009), expõe que a obesidade é considerada como o mal do século Também, de acordo com Sichieri, Souza (2008), a prevalência da obesidade aumentou agudamente nas últimas três décadas, particularmente, entre crianças, adolescentes e jovens adultos.
2. DESENVOLVIMENTO
Para iniciar este estudo, faz-se relevante definir obesidade de acordo com Lima (2007) apud Bray&Popkin (1998):
:
[...] Uma doença crônica que envolve fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Caracteriza-se pelo acúmulo de gordura corporal resultante do desequilíbrio energético prolongado, que pode ser causado pelo excesso de consumo de calorias e/ou sedentarismo
Logo, pode-se observar que a obesidade é um grande problema para a saúde, pois ela está ligada a diversos outros fatores de risco, tais como: diabetes, hipertensão, sedentarismo, entre outros males. O aumento da obesidade em crianças e adolescentes é particularmente preocupante. Entre crianças que aos quatro anos de idade eram obesas, 20% tornaram-se adultos obesos, entre os adolescentes obesos esse percentual foi de 80%, de acordo com Sichieri, Souza, (2008).
Por conta disso a obesidade afeta grande parte da população, causando diversos malefícios à saúde, que vão desde problemas biológicos até problemas psicológicos. Embora o quadro não seja favorável, a questão da obesidade pode ser tratada com a