Os aspectos interdisciplinares das historicas ações do estado no atendimento a população
UNOPAR
Os aspectos interdisciplinares das históricas ações de Estado no atendimento à população
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdisciplinar].
Prof. Adarly Rosana Goes, Sergio de Goes Barboza, Lisneia Rampazzo, Márcia Bastos
IUIU-BA
NOVEMBRO DE 2011
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ
UNOPAR
Aline Viviane Pereira de Souza
Geane costa Donato lima
Joseane
Odilane Santana da Silva
IUIU-BA NOVEMBRO DE 2011
Introdução
Durante o período econômico em que o serviço social foi inserido em sua trajetória percebe-se que este visivelmente se oculta durante este, essa situação implica uma atitude do serviço social da qual relativamente em sua função histórica foi assumida, assim ressaltamos alguns itens de modo que possa de maneira mais clara e objetiva justificar a sua posição durante este período (1940-1960).
Com o surgimento do serviço social no Brasil, (década de 30), houve também um grande aumento na parte de industrialização, em segmento a isso o sistema econômico social político e cultural avançaram fluentemente, com isto também as relações tornou-se mais peculiares ao sistema capitalista.
Quando se fala em questão social, logo vem em mente, o trabalho e o capital. A esses dois pontos atribui uma relevância entre se, a essa problemática, caracteriza-se, de início, a exploração do trabalho humano, “produção” e a questão social, a exploração do trabalho pelo capital.
A partir das décadas de 40 e 50 com a intervenção do Estado às relações trabalhistas se acentuam fazendo com que as empresas ampliem as funções de recursos humanos. Também neste período é criado o imposto sindical e em seguida a CLT, onde a mesma é de certa forma co-responsável pela execução dos direitos trabalhista; a carteira profissional, horários de trabalho, férias remuneradas,