Os antecedentes da máquina
Neste trabalho vou falar sobre a máquina a vapor que foi o símbolo da revolução industrial, inventada por James Watt, em 1769. Escolhi este tema porque queria saber mais a cerca damáquina a vapor, como funciona, em que é que foi aplicada, os seus antepassados e as suas consequências na população, na indústria, entre outros.
Os antecedentes da máquina a vapor
A primeira ideiade máquina a vapor, foi conhecida em 120 a.C. (século I), foi a chamada "aeolipile", idealizada por Heron, um matemático e físico, de Alexandria (Egipto). Consistia numa pequena esfera de cobre,pequena e oca. Dois canos em forma de L eram fixados nessa esfera e que continha água no seu interior. Colocada em cima do tripé e sobre o fogo, a água fervia e o vapor que saia pelos canos fazia com quea esfera rodasse. Este motor, não realizava nenhum trabalho útil.
A primeira verdadeira máquina térmica é deixada pelo físico francês Denis Papin que utilizou vapor para impulsionar ummecanismo com êmbolo e cilindro. Foi Papin que inventou um aparelho semelhante à panela de pressão e, para evitar que explodisse, concebeu a primeira válvula de segurança conhecida.
Em1698, surgiu a primeira máquina a vapor de interesse industrial, idealizada por Thomas Savery, um engenheiro militar e mecânico inglês. Essa máquina eram uma bomba que tinha por objectivo retirar águados poços de minas de carvão, porém poderia explodir devido à utilização de vapor a alta pressão. A bomba de Savery possuía válvulas operadas manualmente, abertas para permitir a entrada de vapor numrecipiente fechado. Despejava-se água fria no recipiente para resfriá-lo e condensar o vapor. Uma vez condensado o vapor, abria-se uma válvula de modo que vácuo no recipiente aspirasse a água atravésde um