os acidos nucleicos
Conceitos gerais
São as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação genética.
Existem basicamente 2 tipos de ácidos nucléicos:
• O Ácido Desoxirribonucléico – DNA
• O Ácido Ribonucléico – RNA
Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas pela ligação tipo fosfodiéster entre 5 nucleotídeos diferentes, suas unidades fundamentais.
Os ácidos nucléicos foram descobertos no ano de 1869 por um médico chamado Friedrich Miescher, que de inicio chamou de nucleína.
Ácido desoxirribonucléico (AND ou DNA)
O ADN, ácido desoxirribonucléico, é formado pela pentose desoxirribose, o ácido fosfórico e as bases citosina, timina, adenina e guanina. É a substância responsável pela herança biológica de todos os seres vivos, à exceção de muitos vírus, nos quais esse papel é representado pelo ARN (RNA).
No período denominado interfase, imediatamente anterior à divisão celular, o ADN experimenta o processo de autoduplicação, ou seja: suas moléculas duplicam-se, de modo que mais tarde, ao formarem-se as duas hélices-filhas a partir de uma única célula-mãe, cada uma delas possa receber a totalidade do material genético. Na autoduplicação, a dupla hélice se abre e cada um dos dois filamentos que a compõem se separa e se sintetiza, graças à intervenção de diferentes enzimas, o filamento complementar.
Composição química do DNA
Está presente no núcleo das células eucarióticas, nas mitocôndrias e nos cloroplastos, e no citosol das células procarióticas.
Nas células germinativas e no ovo fertilizado, dirige todo o desenvolvimento do organismo, a partir da informação contida em sua estrutura.
É duplicado cada vez que a célula somática se divide.
O DNA é uma macromolécula que é proveniente da união dos monômeros, que por sua vez, quando estão na molécula de DNA são chamados de nucleotídeos.
Os nucleotídeos são formados por três moléculas: base nitrogenada, açúcar e fosfato.
A adição de uma pentose a uma