Os 03 aspectos
• No mundo.
As Mudanças iniciadas com o processo de globalização, as inovações tecnológicas, a concorrência cada vez mais acirrada, a busca da excelência, exigência por qualidade e melhorias continua resultaram em profundas alterações nas formas de produção.
As populações que mais crescem são as dos mercados emergentes, como Brasil, Rússia, Índia e China – Países que formam o bloco conhecido como BRIC, que a partir de 2011 conta com a participação também da África do Sul.
Ocorre que com essa abertura do mercado passou a alterar aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos dos países, facilitando o processo de importação e exportação de produtos, pela diminuição de barreiras e transações financeiras.
Por outro lado, tais mudanças criaram um mercado de forte concorrência mundial, em que a briga por espaço e a procura por menores custos de produção tornam-se, por vezes, desleais.
• No país.
Os Empresários tiveram de investir recursos na compra de maquinários mais modernos, na automação e na automatização de diversos processos produtivos.
Hoje, as exigências e preferencias de cada cidadão podem ser atendidas, pois existe uma infinidade de organizações pensando em como realizar os seus desejos e superar suas expectativas enquanto consumidores.
Basta lembrar que antigamente você ia ao supermercado para comprar um iogurte e lá havia no máximo duas marcas do produto para você escolher. Hoje, as geladeiras de iogurtes trazem uma variedade enorme de tipos, sabores, preços e benéficos agregados a esse produto e você pode eleger o que mais se adequa às suas necessidades e desejos.
• Na região em que vivem.
Em São Paulo, por exemplo, diante da necessidade de competividade exigiu modificações profundas e a modernização das empresas trouxe consequência cortes significativos de pessoal, reduzindo drasticamente a necessidade de trabalhadores braçais.
Houve o enxugamento da estrutura hierárquica, eliminando