Orçamentos de uma cidade ficticia
MARIOLANDIA
RIBEIRÃO PRETO
Paula A. M. Michelazzo
Fevereiro 2014
I – O MUNICIPIO DE MARIOLÂNDIA
O município de Mariolândia conta com uma população de 165.000 habitantes distribuídos em cinco bairros: Centro, Sumaré, Aeroporto, Patriarca e Pedro I.
O Prefeito de Mariolândia é Mario de Mario que ao assumir seu mandato encontrou a cidade em um estado pré-falimentar. Desta forma, seus dois primeiros anos à frente da prefeitura foram utilizados para colocar as finanças em ordem e pouco pode ser realizado neste período.
A vocação do município está voltada para a fabricação de equipamentos médicos e odontológicos nos bairros Sumaré e Aeroporto, para a revenda de ferramentas industriais e agrícolas nos bairros Patriarca e Pedro I, e forte atividade ligada ao comércio e prestação de serviços no Centro.
Os bairros que abrigam a população com maior renda per capta são Centro e Sumaré. Os valores de renda per capta para cada bairro são apresentados na Tabela I.
Tabela I: Renda familiar per capta (R$) para a população de cada bairro da cidade de Mariolândia
Bairros Centro Sumaré Aeroporto Patriarca PedroI
Renda per capta (R$) 385,55 268,43 257,15 252,42 259,40
A cidade enfrenta problemas na área da saúde, educação e saneamento entre outras. A taxa de mortalidade na cidade (Tabela II) que é em média de 29,8 está acima da média brasileira que segundo dados do IBGE de 2012 é de 15,7 mortes por mil nascidos vivos. Na área de saneamento básico as dificuldades encontradas estão no abastecimento de água, coleta de lixo e esgoto como pode ser observado na Tabela III.
Tabela II: Taxa de Mortalidade Infantil (nº de mortes por 1000 crianças nascidas vivas) de cada bairro da cidade de Mariolândia
Bairros Centro Sumaré Aeroporto Patriarca PedroI
Taxa de mortalidade infantil 25 30 28 31 35
Tabela III: Porcentagem (%) de domicílios com abastecimento de água, coleta de lixo e