Orçamento financeiro
GILMAR LINTES DA SILVA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
CAXIAS DO SUL, RS
2008
GILMAR LINTES DA SILVA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Pré-projeto de Monografia de conclusão do curso de graduação em Administração de Empresas, realizado na Faculdade Nossa Senhora de Fátima.
Orientador: Prof. Mauro Kumpel
CAXIAS DO SUL, RS
2008
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DA PESQUISA 6
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 6
1.3 PROBLEMA PROPOSTO 6
1.4 HIPÓTESE 7
2 OBJETIVOS DA PESQUISA 9
2.1 OBJETIVO GERAL 9
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
3 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA 10
4 METODOLOGIA 12
4.1 QUANTO AOS FINS 12
4.2 QUANTO AOS MEIOS 12
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 13
5.1 O ORÇAMENTO EMPRESARIAL 13
6 ESTRUTURA DO TRABALHO 23
6.1 SUMÁRIO PROVISÓRIO DA MONOGRAFIA 23
7 CRONOGRAMA 25
8 REFERÊNCIAS 26
1 INTRODUÇÃO
O orçamento empresarial é mais antigo que o dinheiro, pois desde os homens das cavernas, estes já se utilizavam de técnicas e estratégias orçamentárias para encarar os rigorosos invernos. Elaboravam planos de caças para armazenar provimentos e enfrentar mais esta etapa da vida.
A palavra orçamento originou-se dos antigos romanos, que utilizavam uma bolsa de tecido chamada de fiscus para coletar os impostos. Sendo que mais tarde esta mesma palavra foi incorporada para as bolsas da tesouraria e para os seus funcionários que a utilizavam. E no início da Idade Média, a tesouraria do Reino Unido era conhecida como “fisc”.
O orçamento era ferramenta utilizada somente no setor público, as empresas privadas só muito tarde, primeiramente por Brown, gerente financeiro da Du Pont de Memours, nos Estados Unidos, em 1919. E, a partir desta data, as organizações vieram desfrutar desta importante ferramenta em suas administrações. Napoleão Bonaparte foi um líder que soube muito bem tirar proveito do