Origens da mecanica
Origens da Mecânica
(Instituto de Física da USP – Universidade de São Paulo)
É muito difícil estabelecer com precisão as origens da Mecânica. O que é certo, é que sua origem está intimamente ligada às origens da Astronomia.
Os movimentos dos corpos celestes têm sido observados e analisados com grande interesse por todas as civilizações ao longo da história da humanidade. Esse interesses eram religiosos, socioeconômicos e militares.
Alguns aspectos das atividades humanas na Antiguidade eram regidos pelo que ocorria “nos céus”, daí o surgimento dos calendários e dos relógios. O aparecimento de um astro numa determinada época do ano, por exemplo, tanto indicar um bom momento para se iniciar uma guerra quanto ser um indício, para os agricultores, da época mais adequada para se iniciar o plantio. Os calendarios são baseados no movimento dos astros celestes, já eram conhecidos pelos egípcios. Atribuiu-se a eles a divisão do dia em 24 horas.
Poderia se definir como a fase preliminar da Mecânica aquela em que o ser humano se apercebeu da existência dos movimentos, tanto no céu como na Terra. Esta primeira fase foi, portanto, essencialmente de observações.
A primeira fase da Mecânica seria aquela no qual se procura entender os movimentos. Nesse contexto é que se coloca a filosofia natural dos gregos. Neste texto se adota o ponto de vista de que a origem da Mecânica, bem como da Física e de toda ciência ocidental, coincide com o período inicial da Filosofia Grega. O saber filosófico englobava, na Grécia Antiga, a totalidade do conhecimento racional alcançado até então pelo Homem. Abrangia, as mais diversas áreas do conhecimento. Com o passar do tempo a Filosofia deu lugar aos diversos ramos da ciência, os quais designa-se hoje por: matemática, física, biologia, etc.
A filosofia natural da Grécia antiga, entendida como “amor à sabedoria”, tendo significado de investigação racional em busca da verdade. Muitos dos pensadores gregos, desde a Escola de