Origem
A Origem da Língua Portuguesa está ligada ao latim, é uma língua falada pelo romano, que se situava no pequeno estado da Península Ibérica, o Lácio.
Curiosamente, o português surgiu da mesma língua que originou a maioria dos idiomas europeus e asiático, com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: o Helênico, de onde veio o idioma grego; o Romântico que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas denominadas latinas, o Germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o Cético, que deu origem aos idiomas irlandeses e gaélicos. O Ramo Eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental.
O Latim era a língua oficial do Antigo Império Romano e possuía duas formas: O Latim Clássico, que era empregado pelas pessoas cultas e pela classe dominante (poetas, filósofos, senadores...) e o Latim Vulgar, que era a língua utilizada pelas pessoas do povo.
O Português originou-se do Latim Vulgar, que introduzido na Península Ibérica, pelos conquistadores romanos.
Damos nome de neolatino às línguas modernas que provêm do Latim Vulgar.
No caso da Península Ibérica, podemos citar o Catalão, o Castelhano e o Galego-Português, do qual resultou da Língua Portuguesa.
A língua portuguesa por muitos é considerada a língua mais difícil de ser aprendida. A língua portuguesa originou-se do latim vulgar falado no noroeste da Península Ibérica. Na Idade Média, ela formou uma única língua, conjuntamente com o galego, hoje conhecida nos meios científicos como galaico-português. No reinado de D. Dinis a língua portuguesa, então designada como língua comum, foi tornada oficial em todos os documentos régios, em detrimento do latim. A língua portuguesa, tal como o francês, tem uma herança céltica, visivelmente ouvida através da utilização das vogais nasais.
O Português está classificado na seguinte