Origem e evolução dos computadores
Origem e Evolução dos Computadores
Há milhares de anos os homens já buscavam formas de armazenar, processar e recuperar informações.
Antes de surgirem os computadores atuais, muitos conceitos e dispositivos já haviam sido criados. Cada novo invento significou um enorme avanço. Ao longo do tempo, a quantidade de dados aumentou significativamente e exigiu equipamentos com maior velocidade e capacidade de processamento. Desde o início dos tempos o homem teve um enorme desejo de fazer cálculos e armazenar informações para depois recuperá-la e usa-la no futuro. Qualquer que fosse o motivo, para controlar a quantidade de ovelhas do rebanho, pagar salários dos soldados ou até calcular impostos, exigiam o processamento de informações e a realização de muitos cálculos.
A seguir cada tópico registra cronologicamente a evolução de diversos conceitos e dispositivos :
1. Os Primeiros Dispositivos de Cálculo
2000 a.C. - Aproximadamente nessa época surgiu um dispositivo de cálculo chamado Ábaco que foi utilizado pelos chineses e japonês. Foi o primeiro dispositivo de cálculo decimal que se conhece na história.
Outro dispositivo semelhante utilizado pelos romanos foi desenvolvido sobre uma placa de mármore
(em latim "calcx") com trilhos onde se movimentavam bolinhas de mármore (em latim "calculus"). Os números eram representados em algarismos Romanos (I, II,I II, IV, V, X etc.).
650 a.C. - Nessa época, desenvolveu-se na Índia a produção de papel a partir das folhas de palmeiras e também a representação escrita do número zero (0), o único número que, até então, não possuía representação gráfica. 830 - Por volta desse ano, um estudioso persa de nome MOHAMED IBN MUSA ABDU DJEFAR, escreveu o primeiro livro de álgebra que se conhece. Este estudioso era mais conhecido pelo seu apelido AL-KWARISMI que, com o tempo, transformou-se em ALGARISMO, que é o nome da representação gráfica na qual está baseado nosso sistema de cálculos.
2.