Origem dos povos americanos
No texto “a origem dos povos americanos” Carlos terena propõe a leitura da história dos povos americanos, a partir da afirmação da teoria que, os mesmo teriam migrado do oriente. E que os indígenas que se conhece hoje na America do Sul, adentraram no continente através da America do norte. Quando o autor prende-se apenas a uma das diversas teorias sobre o povoamento das Américas, é como se ele afirmasse que essa seria a forma mais correta de estudar esses povos, e acabando por não da atenção e importância devida a outras formas de se pensar esse processo.
A partir do momento em que ele inicia a narrativa da trajetória dos indígenas após a chegada dos portugueses, o autor se debruça sobre a verdadeira carnificina que ocorreu, narrando sem muita precisão quantos foram mortos num cenário de colonização extremamente cruel e impositiva. Ele sempre faz questão de lembrar as causas que essa invasão portuguesa causou nos donos da terra, com a catequese foram obrigados a renegar a própria língua e crença; no contato com o estranho adquiriram doenças, muitos se esconderam espalhando-se por quase todo o território brasileiro, mais foram caçados e dizimados.
Justino nos leva a pensar como todo esse estrago que aconteceu em mil e quinhentos, refletiu na vida dos sobreviventes do século XXI. Pouco se fala do índio e quando há algum comentário sobre os nativos é algo bem distante como se fosse figuras exóticas e a partir disso foram criados diversos estereótipos para os nativos a fim de reduzir a cultua deles, assim como fizeram os colonizadores.