automaçao
Aplicação em equipamentos e processos industriais Sistemas de controle
A engenharia de controle baseia-se no princípio da realimentação (ou retroação) e objetiva ao controle de determinadas variáveis de um sistema. Devido à combinação de conhecimentos que exige, pode-se dizer que é uma matéria interdisciplinar com aplicações em engenharia química, mecânica, aeronáutica, biomédica, entre outras. Especialmente em engenharia elétrica, o número de aplicações é extenso.
O especialista em controle lida com a instrumentação ou hardware para medição e controle, técnicas de projetos para sistemas de controle, estratégias básicas de controle, comunicação digital, computação, programação e manutenção de sistemas de controle.
Nesta aula vamos apresentar alguns conceitos básicos da teoria de controle e diagramas de blocos para interpretação gráfica de sistemas de controle em malhas abertas e fechadas.
Conceitos e noções preliminares
Para facilitar o entendimento de alguns termos do vocabulário comum desta disciplina, definições sucintas são dadas a seguir:
Processo – conjunto de atividades ou passos que objetivam atingir uma meta. Utilizado para criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.
Processos industriais – procedimentos envolvendo passos químicos ou mecânicos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens, usados em grande escala. Conceitos e noções preliminares
Variável de processo – qualquer grandeza ou condição de um processo que é passível de variação.
Controle de processos – técnica de manter variáveis de um processo (como temperatura e pressão) em valores predeterminados a partir de um procedimento que calcula correções proporcionais a uma ou mais variáveis que são medidas em tempo real por um determinado equipamento.
Automação – sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento,