Origem do universo
A humanidade sempre se preocupou sobre as origens das coisas (planetas, pedras, animais).Mas a origem fundamental de tudo, sempre buscada é a do universo.
O homem buscando essas respostas foi encontra-la na religião, e sendo a criação da ciência algo recente, sem ninguém para contestar, por muito tempo ela foi tida como verdade absoluta.
A primeira mudança nesse paradigma foi proposta por Aristarco de samos (ac320-250ac). Ele propôs o inicio do que depois seria chamada de teoria heliocêntrica, ou seja o sol no centro do universo, porem ela atraiu pouca atenção a principio por contradizer as ideias pré-estabelecidas ate então.
Posteriormente, cerca de dois mil anos mais tarde, copernico (nicolaus copernicus) descreveu seu modelo heliocêntrico. Obra que só foi publicada após sua morte , por medo de possíveis represálias.
Após a publicação da teoria de coopernico , no entanto alguns avanços técnicos e científicos fizeram que ela se tornasse claramente superior ao sistema de Ptolomeu. Tycho brahe teve um papel importante ao avançar técnicas de fazer medidas precisas com instrumentos a olho nu. Ele junto com Johannes Kepler descobriram q o sol não estava no centro do universo e sim em um dos focos, também criaram leis de movimentos dos planetas.
Na década de 1920, o astrônomo americano Edwin hobble procurou estabelecer uma relação entre a distancia de uma galáxia e a velocidade com que ela se afasta de nos. Após muito trabalho, ele descobriu uma correlação entre a distancia e a velocidade das galáxias que ele estava estudando. Quanto maior a distancia com mais velocidade ela se afasta de nos. Essa teoria é chamada de “Lei de Hubble”.
A partir dessa lei é possível analisar no universo sua expansão, e quando ao regredir esse movimento chegam-se a um ponto em comum chamado Big Bang (ponto inicial onde ocorreu a explosão).
A confirmação dessa teoria veio com Robert Woordrow e Arno Pernias que ao procurarem um