Origem do Nado Sincronizado
Em 1891, o esporte começou a ser praticado por alemães durante uma disputa esportiva em Berlim.
A primeira vez que se ouviu o nome oficial nado sincronizado foi em 1933, durante o primeiro mundial em Chicago. Durante o evento, após uma apresentação dos alunos de Katherine Curtis, o nadador medalhista de ouro Norman Ross cunhou o termo "natação sincronizada".
O nado sincronizado estreou-se em Londres, nos Jogos Olímpicos de 1948. Neste evento, não ocorreram disputas de medalhas, apenas apresentações. Esse foi um momento importante para esse esporte, que pela primeira vez conquistava projeção mundial.
Hoje, as regras e os movimentos do nado sincronizado não mudaram muito. O esporte é dividido em categorias, em idades, e níveis, de acordo com o tempo de prática do esporte.
Categorias:
Infantil A: até 10 anos
Infantil B: 11 e 12 anos
JuvenilA: 13 a 15 anos
Júnior: 16 a 18 anos
Sênior: acima dos 18 anos
Como no Brasil, o número de atletas não é muito alto, a CBDA organizou que as atletas de último ano de uma categoria pode "pular" para a outra, possibilitando a atleta mais jovem de competir na categoria acima. Isso é bom pois além de amadurecer as jovens atletas, faz com que elas fiquem mais confiantes nas competições de sua própria categoria. O nado sincronizado só começou a ser praticado de maneira esportiva na década de 1923, quando a norte-americana Kataryna Cortes organizou uma apresentação com suas alunas ao som da música “peixes antigos”. Na época, porém, a