ORIGEM DO CONSUMISMO

472 palavras 2 páginas
Essa classe passa a se rebelar contra o poder do rei, resultando na queda do sistema absolutista, que teve por consequências as Revoluções Francesa e Inglesa.
Após algum tempo, com a Revolução Industrial, a produção sofre um grande crescimento, gerando lucro e acumulo de capital para a classe burguesa. A classe burguesa, com todo o poder obtido a partir desse lucro e capital acumulado, começa a governar a Europa Ocidental, superando as tradicionais políticas de aristocracia, e assim o capitalismo começa a se expandir.
Na medida em que os burgueses queriam acumular mais e mais capital, eles tinham que vender seu próprio produto. Como já existia concorrência, as empresas tinham que provar (ou enganar) que seu produto era melhor que o do outro, fazendo uso da propaganda. A propaganda tem o objetivo de influenciar o povo, fazendo que ele compre certo tipo de produto, e desse modo, a propaganda começa a criar um conceito de que comprar é bom, e que comprar mais é melhor ainda. Desse modo, a população começa a sentir um falso sentimento de realização pessoal ao comprar, mas esse sentimento logo se acaba, fazendo com que a pessoa sinta o impulso de comprar mais, para continuar se sentindo bem. Surge então o Consumismo.O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa alto estima, a perturbação emocional e outros.
A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados. Além disso, trouxe também várias conseqüências negativas por não se ter preocupado com o meio

Relacionados

  • crime organizado
    20664 palavras | 83 páginas
  • O mito da beleza
    131529 palavras | 527 páginas
  • Teoria Do Direito Paulo Hamilton Siqueira Jr 1
    143921 palavras | 576 páginas
  • A Hist Ria Perdida E Recuperada De Jesus De Nazar Juan Luis Segundo
    255641 palavras | 1023 páginas