Origem do carnaval no rn
Estima se que, o carnaval no RN tenha começado dês dos anos 1800, pos a depoimentos de pessoas, recortes de jornais e fotos que comprovam esses fatos. O vice-presidente do conselho de folclore do RN, Gutemberg Costa, tem todas essas relíquias e ainda mais tem alguns depoimentos a fazer sobre o carnaval antigo de Natal: “A rainha estava sempre muito bem vestida e era recatada porque havia uma dificuldade enorme da família deixar a moça sair ao lado do rei Momo. Muitas vezes ela ia acompanhada da mãe e do irmão”, segundo a tradição o rei Momo era uma pessoa muito “atrevida” e acima do peso. Segundo o pesquisador os blocos na Antiguidade não recebiam mulheres diz o Vice-presidente: “Existiam os blocos mistos e aquele só de homens porque os pais tinham muito cuidado”.
Há 20 anos, existiam varias formas de brincar o carnaval, alem das que temos hoje, são exemplos as xarangas, bagunças e papangus.
As xarangas e bagunças não custavam tanto e reuniam a população que não tinha recursos para "bancar" um bloco. A brincadeira consistia em sujar os passantes, usar máscaras e andar em grupo comemorando o carnaval. A tradição, segundo o Pesquisador, começou em 1877, com o chamado entrudo (mela-mela), que chegou ao Brasil através de Portugal. Porem após um acidente em 1984 com um bloco perto do viaduto do Baldo, foram 13 mortos e desde então a festa enfraqueceu conta Gutemberg “Já em 1985 o carnaval foi fraco. O acidente criou um medo nas pessoas, principalmente nos pais. O único bloco de elite que sobrevive até hoje é o Psiu, da Redinha”. Com isso começou a historia de sair de Natal para brincar o carnaval, porem Costa acha que isso não é bom, pois assim como vamos fazer um carnaval de