Origem Da Palanca negra
A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência:
Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar.
Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo diretamente na terra ou no mar.
Escoamento superficial sobre a terra, geralmente atingem o mar.
A maior parte do vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar, a cerca de 36 Tt por ano. Sobre a terra, evaporação e transpiração contribuem com outros 71 Tt de água por ano. A chuva, com uma taxa de 107 Tt por ano sobre a terra, tem várias formas: mais comumente chuva, neve e granizo, com alguma contribuição emnevoeiros e orvalho. A água condensada no ar também podem refratar a luz solar para produzir um arco-íris. A determinação dos fluxos entre as diversas componentes do ciclo hidrológico é o objecto da modelação hidrológica.
Assim disse que "as regiões montanhosas e elevadas, semelhantes a uma esponja de poros reduzidos [...] filtram a água e a destilam, gota a gota, em uma infinidade de pontos. Pois recebem uma grande quantidade de chuva que cai e lãs esfriam o vapor que se eleva e o condensa de novo em água".
Alem disso, Aristóteles possuía uma noção muito clara sobre a umidade do ar, a formação de gotículas e, finalmente, de gotas de água que, sendo pesadas, caem à superfície na forma de chuva.
Terra é cerca de 15 milhões de vezes maior do que a gerada, por exemplo, na usina de Itaipu, no Rio Paraná, uma das maiores instalações geradora de energia do