Origem Da Aurora Boreal
A
Aurora Polar é também conhecida como
Aurora Boreal
, no
hemisfério norte – ela é assim chamada por
Galileu Galilei
, em
homenagem à deusa romana do alvorecer, e ao deus que rege os ventos do Norte, seu filho, Bóreas -, e Aurora Austral, no hemisfério sul, designada desta forma pelo navegador inglês
James Cook, ao se referir à sua localização, o Sul. Ela é um espetaculo de luzes e cores no espaço polar do planeta nos periodos de setembro a outubro e de março a abril, mas tambem ocorre em jupiter, saturno, marte e venus.
A Aurora Boreal ocorre pela manifestação de eletrons portadores de uma carga energética equivalente a um espectro que vai de um a quinze keV, somados a prótons e partículas alfa
, e a luz
emerge justamente quando eles se chocam com os átomos do espaço no qual respiramos, principalmente com fragmentos de oxigênio e nitrogênio ,em altitudes que variam entre 80 e 150 km.
Processa-se então a ionização, em que os eletrons se deslocam do atomo e levem consigo a energia despertada e geram uma especie de efeito em cadeia da produção de especie quimicas eletricamente carregas, pela perda de eletrons nos atomos. Este estímulo tem como conseqüência um ato de emissão energética, gerando no átomo uma condição de total inconstância. Estes estados de instabilidade enviam ondas luminosas em freqüências vibratórias típicas, enquanto tendem a encontrar o equilíbrio.
Espectro: é o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama.
Partículas alfa são partículas positivas formadas por 2 nêutrons e 2 prótons.