Origem Calculo
Um dos grandes desafios para os matemáticos daquele período era o cálculo da quadratura de figuras curvas, haja vista a dificuldade de se reduzir a quadrados tais figuras. Regiões de forma circular deram origem aos primeiros estudos sobre as tentativas de se quadrar essas figuras.
Mas dois grandes nomes entraram para a história, Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz, por inventarem o Cálculo Infinitesimal ou Cálculo Diferencial e Integral como é conhecido hoje. São vários precursores que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o desenvolvimento do cálculo.
Isaac Newton nasceu em 1642, em Woolsthorpe, na Inglaterra. Ingressou na Universidade de Cambridge em 1661, e logo depois de formado voltou para sua terra natal. Nessa época, ele criou o cálculo infinitesimal, descobriu a natureza da luz branca e formulou a lei da gravitação universal. Tendo uma vida científica brilhante e sendo considerado atualmente por muitos, como um dos maiores cientistas de todos os tempos. As obras de Newton sobre o cálculo ficaram abandonadas por quase meio século, chegando ao conhecimento da comunidade científica e de todos estudiosos da época, após muitos anos de anonimato. Este fato deveu-se ao próprio Newton, que era reservado em suas próprias comunicações e também, às dificuldades da época em se publicar complexos trabalhos matemáticos.
O ensaio sobre o método das séries infinitas, um passo muito importante para o descobrimento das quadraturas de curvas. Esta descoberta iniciou-se com estudos feitos por Newton sobre séries por intercalação, método publicado por Wallis.
As séries infinitas foram indispensáveis para Newton no desenvolvimento da quadratura de curvas. Mediante a expansão em série ele foi capaz de calcular a integral de expressões que envolviam raízes, integrando-as termo-a-termo. Newton, ciente das dificuldades, assume a noção de