orificios, bocais, vertedores e tubos curtos
Curso: ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: HIDRÁULICA E SANEAMENTO
Professor: MACIEL WELTER
Turma: 15 A
Acadêmico: DENILSON KROETZ
Assunto: ORIFÍCIOS, BOCAIS, VERTEDORES E TUBOS CURTOS
Orifícios
Orifícios são perfurações, geralmente de forma geométrica, feitas abaixo da superfície livre do líquido, em paredes de reservatórios, tanques, canais ou canalizações. Se o escoamento pelo orifício ocorrer em um ambiente sob pressão atmosférica, é dito descarga livre, mas se for para um local em que é o mesmo líquido, é dito orifício submerso ou descarga afogada.
A principal finalidade dos orifícios é medir a vazão, isto é, obter o volume do líquido que escoa na unidade de tempo (Q=Volume/tempo). O orifício é o mais rudimentar de todos os aparelhos primitivos para a medição da vazão. A velocidade de escoamento no orifício é calculada pela fórmula:
Quando ambos estão sob pressão atmosférica então p1=p2, então obtém-se a fórmula para calcular a velocidade teórica:
Porém a água tem uma velocidade menor do que a velocidade teórica, pelo fato de ela não ser um liquido perfeito. Então para calcular a velocidade de escoamento real da água pelo orifício, usa-se:
A vazão teórica em um orifício é calculada por:
A vazão real é calculada por:
Orifícios afogados É quando a vazão do orifício ocorre embaixo da água
A vazão é calculada pela fórmula:
Onde h é a diferença de nível entre a montante e a jusante.
Bocais Bocais são peças tubulares adaptadas nos orifícios para dirigir os jatos. A equação derivada para orifícios pequenos também serve para os bocais, porém, o coeficiente Cd assume valores diferentes conforme o tipo de bocal.
Tubos curtos A vazão em tubos curtos segue as leis do escoamento dos orifícios e depende da relação entre comprimento e diâmetro (L/D) e também pelo formato do tubo.
Vertedores São aberturas ou entalhes na parte superior de uma parede,