comunicaçao externa
As instituições modernas devem estar voltadas para o fortalecimento de sua imagem junto ao público e a imprensa. Como todos sabem, toda imagem positiva é somatória, enquanto a imagem negativa é potencial. De repente, num espaço de tempo bastante curto, por qualquer razão ou boato, essa imagem pode ficar denegrida e gerar assim conflitos com a instituição e a sociedade. Para a obtenção do sucesso nessa tarefa, é preciso que a instituição desenvolva constantemente trabalhos e propostas como: expandir suas atividades através de informações que atendam aos anseios e às expectativas de seu público, aumentando assim a receptividade pública, garantindo a satisfação sobre os serviços que presta.
A Comunicação Externa na Polícia Militar de Minas Gerais terá como essência a comunicação e a educação para prevenção, com atenções voltadas para o desenvolvimento das atividades de polícia comunitária e direitos humanos. A elaboração de um canal direto de informações e trocas de experiências da Instituição com a comunidade e o desenvolvimento de técnicas e métodos, sustentados pela sistemática resolução de problemas, para minimizar ou solucionar questões na área de segurança pública.
Desta forma, a educação para a prevenção é todo o processo que determina o conhecimento do delito como fenômeno social, viabilizando diagnósticos e propostas que possam auxiliar no desenvolvimento de soluções/ações por parte da Polícia Militar, ou troca de experiências entre as comunidades.
Objetivos Estratégicos
Produzir orientações e soluções de segurança preventiva, voltadas para a segurança pessoal, patrimonial e comunitária, através do aproveitamento e divulgação das experiências, bem como de modelos de sucesso existentes, para o público interno e externo da Instituição;
Promover, incentivar e realizar a mobilização comunitária a fim de que os problemas de segurança pública sejam compartilhados e possam ter o envolvimento necessário de toda a comunidade;
Traçar o