Orientação briefing de criação
Antecedentes do processo de criação
Para se criar uma campanha ou mesmo uma única peça é imprescindível que antes seja feito um briefing para orientar o trabalho do planejamento, mídia e da criação
Objetivos
O briefing é antes de tudo uma possibilidade de refletir sobre o produto, sua situação no mercado e, principalmente, sua relação com o consumidor.
Como o briefing de criação deve ser
Ele deve apresentar de forma sintética o queremos fazer e o que iremos fazer, base concreta para se edificar o plano de comunicação e o planejamento da campanha.
Como será a criação e que tipo de tratamento as peças deverão ter são tarefas exclusivas da equipe de criação.
Para isso é importante distinguir o briefing do briefing da criação.
Enquanto o primeiro é feito pelo atendimento junto ao cliente, o segundo é feito pelo planejamento, em que se estabelece as diretrizes para o trabalho criativo. Um briefing de criação avalia a natureza do produto e o público-alvo, leva o criativo a coletar informações e tornar o que era desconhecido em algo intimamente familiar.
COMO ELABORAR O BRIEFING DE CRIAÇÃO
O briefing de criação é composto por oito etapas. O propósito de cada uma delas é resumir as informações de maneira concisa .
Você vai observar que cada uma dessas etapas é enunciada no singular (preste bem atenção nisso) e não no plural.
Todo empenho dedicado ao Briefing de Criação é feito no sentido de estabelecer a escolha mais direta e objetiva para cada um de seus componentes.
1.1 FATO PRINCIPAL
A elaboração do Briefing de Criação começa com a apresentação do fato mais importante, aquele mais relevante. Alguns desses fatores podem determiná-lo:
1. Qualidade ou melhoria no produto ou serviço
2. Hábitos de consumo do público-alvo
3. Formas de uso
4. Tendências da economia
5. Aspectos Culturais
EXEMPLO: Se o governo federal resolvesse fazer uma campanha para economizar combustível e usasse como estratégia que os proprietários fizessem manutenção
preventiva