ORIENTADOR EDUCACIONAL
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
AVM FACULDADE INTEGRADA
ORIENTADOR EDUCACIONAL: O MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NAS RELAÇÕES COM EDUCANDOS NA ESCOLA
Por:
Orientador
Profª. FLAVIA CAVALCANTI
Rio de Janeiro
2014
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
AVM FACULDADE INTEGRADA
ORIENTADOR EDUCACIONAL: O MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NAS RELAÇÕES COM EDUCANDOS NA ESCOLA
Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Orientação Educacional. Por: .
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos meus pais, irmãs, sobrinhos, meu esposo minha filha que, com muito carinho, não mediram esforços para me ajudar a concluir mais uma etapa em minha vida.
Obrigada, Senhor!
DEDICATÓRIA
Dedico esta monografia aos meus pais e esposo, pessoas queridas, que sempre me motivam para realização dos meus sonhos.
RESUMO
O presente trabalho apresenta o estudo das relações entre educadores, pais e estudantes. Propondo uma reflexão do papel do Orientador Educacional junto à família e a escola. Com o objetivo de destacar a importância deste profissional como mediador entre os envolvidos no processo educacional, atuando para administrar diferentes pontos de vista, intermediando os conflitos escolares e ajudando professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem.
Para mostrar a importância desta prática e da dinâmica do Orientador Educacional nas Instituições de Ensino, apresento no início do trabalho as especificidades do Orientador Educacional e suas atribuições impostas por lei. Na parte central, explicito um breve histórico sobre a família e a educação e finalizo, expondo algumas práticas necessárias no exercício da função do Orientador Educacional, citando as soluções para que o