Orienta o Psicol gica
O objetivo da Psicologia é acolher e orientar as famílias com filhos no berçário. A compreensão e o equilíbrio emocional são importantes para a construção de uma nova etapa, pois os pais se deparam com algumas dificuldades como a aceitação da separação, o sentimento de culpa e o medo do desconhecido. A ansiedade e o medo podem diminuir a partir do contato com os profissionais do berçário que vão ficar com a criança e que podem orientar a família. O acesso às informações sobre a dinâmica do berçário, compartilhar experiências e sensações com outras pessoas, são situações fortalecedoras para a família.
A função da psicóloga é proporcionar condições para o desenvolvimento da escuta para as famílias e profissionais envolvidos no cuidado com as crianças, compreender as interações do bebê e sua família, observar o vínculo afetivo-emocional da relação pais-bebê, realizar intervenções, promover a estimulação e prevenção do desenvolvimento infantil, orientar as famílias quanto às queixas com relação ao comportamento da criança, favorecendo a compreensão das mudanças e das necessidades do bebê.
Realizar momentos de reflexão com a equipe de trabalho, conhecer e respeitar junto aos outros profissionais do berçário a funcionalidade de cada criança e cada família, realizar encaminhamentos para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário.
A adaptação da criança requer observação e atenção da direção e da equipe do berçário, para a construção da segurança e confiança da criança e da família.
Para a família, acompanhar o filho necessita esforço e paciência, em alguns momentos o sentimento de frustração poderá surgir, mas a dedicação e o amor resultam em maior aceitação e entendimento. O desenvolvimento fora da escola e a importância dos pais no dia a dia
Compreensão e uma boa conversa com quem amamos faz a diferença!
Fonte: Guia do Bebê (UOL) / UTV - Psicologia / Aldeia Montessori Fonoaudióloga
O desenvolvimento da comunicação,