Organização
O primeiro passo que uma empresa precisa dar para conseguir um efetivo controle de suas atividades como um todo. Este passo é a organização, pois não há como controlar, tomar decisões, buscar crescimento e competir no mercado sem que as finanças, os recursos humanos, a produção, a empresa como todo estejam organizados e caminhando juntos para uma mesma direção. Com todas as áreas da empresa organizadas fica mais fácil controlar as atividades abrindo caminhos para planos de investimentos e melhorias na atuação no mercado, pois o foco deixa de ser a preocupação corretiva para ser a ação pró-ativa, onde a empresa se antecipa aos fatos reduzindo os riscos e as perdas.
Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados esta estabelecidos, é um processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério. Organizar é dispor os recursos materiais, humanos e tecnológicos de maneira harmônica, de forma que o conjunto formado seja capaz de resultar em eficiência e eficácia, apresentando produtividade e qualidade a baixos custos, mínimo de riscos e esforço humano.
Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Segue os componentes da estrutura organizacional:
• Sistema de responsabilidade: consiste na departamentalização; linha e assessoria; especialização do trabalho.
• Sistema de autoridade: consiste na amplitude administrativa ou de controle; nos níveis hierárquicos; na delegação de autoridade; e na centralização ou descentralização. A autoridade é o direito para fazer alguma coisa (tomar decisões, dar ordens e requerer obediência). Pode ser formal e informal.
• Sistema de comunicações: Resultado da interação das unidades organizacionais – o que deve ser comunicado; como deve