Organização
A estrutura do Sistema Brasileiro é resultado de várias mudanças ao longo da história da educação no Brasil.Nos primeiros Sistemas educacionais que prevaleceu por vários anos , e foi de carácter de exclusão com a maior massa popular , sendo favorecida somente à elite brasileira , que tinham o privilégio ao acesso à educação.Nesse período eram poucos que possuíam cursos superiores , era um país de Doutores e Analfabetos , e não havia incentivo à formação de professores e poucos recursos para a escola pública.
A educação brasileira teve enormes transformações nas últimas décadas , e tiveram um número significativo de pessoas que puderam ter acesso à escolas , e ao ensino médio , mas estas transformações ainda não foram suficientes para colocar nosso país em um patamar educacional necessário , que seria a igualdade de educação , em que todos os cidadãos poderiam ter direito a oportunidades , qualificação de novas modalidades de produção e de trabalho . Pois a educação , tecnologia e pesquisa tem expandido no ambiente escolar e no sistema educacional em todos os níveis .
As dificuldades do Brasil em melhorar a qualidade e eficiência são grandes , é necessário que a educação brasileira promova a competência , e utilize com eficácia os recursos públicos que são destinados à eles , corrigindo problemas de ordem econômica e social . A Constituição Federale a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) , determina que a educação no Brasil , tem que ser gerida e organizada , por cada nível de Governo , Governo Federal , Estados , Distrito Federal , Municípios , que cada um deles precisam gerir e organizar seus sistemas de ensino . Eos sistemas educacionais públicos sãoresponsáveis pela própria manunteção . A nova Constituiçãoreserva 25% do orçamento do Estado e 18% de impostos federais e taxas municipais para a educação .
O Sistema de Ensino no Brasil está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação