organização
Reflexões sobre a inserção tecnológica e as alterações nos mecanismos de controle nas organizações contemporâneas
Vivemos em um momento de muitas transformações, não há como negar que estamos em outra Era. O trabalho atual se parece muito pouco com a forma mecânica adotada na Era Industrial.
Tanto o comércio quanto as comunicações se caracterizam por ser extremamente dinâmicas. As organizações atuais devem acompanhar todas as transformações e desenvolver tecnologias compatíveis visando sempre otimizar os processos. As organizações desenvolvem cada vez mais rápido novas tecnologias e esse acelerado desenvolvimento influencia a competitividade fora da organização e altera as relações de trabalho dentro dela .
Segundo Faria (1997)Tecnologia é o conjunto de conhecimentos aplicados a um determinado tipo de atividade e ela não se constitui apenas de sua parte material.O processo de trabalho é composto por tecnologias de processo ligados a aspectos tanto gerencias quanto físicos.
As tecnologias de gestão são as estratégias utilizadas pelos gestores para controlar o processo de trabalho a fim de aumentar a produtividade e a lucratividade.A tecnologia física abrange desde ferramentas de trabalho aos sistemas inteligentes de controle de processos.
Novas tecnologias aumentam o controle sobre o processo de trabalho como um todo e torna esse controle mais ramificado.A inserção tecnológica nos processos organizacionais é irreversível.Nas organizações as tecnologias são introduzidas no processo produtivo com o objetivo de ampliar o controle sobre os processos de trabalho que nelas desenvolvem.
As organizações estão cientes que para crescer e prosperar, num mundo em constante mudança, é preciso evoluir continuamente e essa evolução deve envolver alterações em padrões antes adotados nas relações de trabalho e até mesmo das formas de socialização de indivíduos.No estágio inicial do capitalismo,por exemplo, os trabalhadores detinham o