organizacao
Docente: Letícia Fonseca Reis F. de Castro
Módulo: 4.2
Nome: Flávia Gonçalves de Andrade
Pólo: Franca SP
Curso: Pedagogia
Data: 28/05/13
Resenha: Método de ensino não determina o sucesso, Debater e opinar estimula a leitura e a escrita.
A alfabetização é um processo no quais as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
A partir dos anos 1980, o conceito de alfabetização foi ampliado com as contribuições dos estudos sobre a psicogênese da aquisição da língua escrita com os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. De acordo com esses estudos o aprendizado do sistema de escrita não se reduziria ao domínio de correspondência entre grafe ma e fonemas, mas se caracterizaria como um processo ativo por meio do qual a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita, compreendida como um sistema de representação.
As práticas fundamentadas no ideário construtivista, ao longo das últimas décadas, trazem como ponto positivo a introdução ou resgate de importantes dimensões de aprendizagem significativa e das interações, bem como dos usos sociais da escrita e da leitura, articulados a uma concepção mais ampla da aprendizagem.
O desafio que se coloca para os primeiros anos da Educação Fundamental é o de conciliares esses dois métodos fônico e construtivista, assegurando aos alunos condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.
Acho que ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla de maneira articulada e simultânea os vários métodos de ensinar, um professor criativo consegue adequar e trabalhar com textos, grupos de alunos, bons livros e outros recursos didáticos formando estratégias fundamentais para se ter condições para ensinar o aluno a aprender, ajudá-lo a tomar consciência do que sabe e a