Organiza Esvistascomocerebro
2631 palavras
11 páginas
O cérebro é um sistema que articula todas as ações do ser humano. É diferente de uma máquina, o cérebro sempre busca meios de analisar a situação e traçar metas para conclusão de um objetivo. A organização como cérebro é estratégica, suas ações são meticulosamente pensadas, são sistemas em constantes processos de aprendizado, capazes de aprender a aprender, as situações são analisadas caso a caso e não existem resoluções padronizadas, aumentando assim, as chances de solucionar os problemas e de tais situações não se repetirem.Errando se aprende. Mas na metáfora mecânica ou orgânica o erro nunca tem um lado bom, são punidos por falhas e recompensados por acertos, o que não os permite solucionar de formas diferentes e aprender coisas novas.
A legitimação do erro nasce da incerteza de uma situação, como quando circunstâncias excepcionais e inesperadas aparecem por razões que não podem ser previstas ou controladas e não necessariamente refletem erros de pessoas. Imagens da organização, G. Morgan (1996, p. 96).
Organizações podem ser racionais?
Para Hebert Simon não. Para ele organizações não podem ser totalmente racionais porque seus membros têm habilidades limitadas; porque agem com base em informações incompletas.
Outro problema visto nesta metáfora é que não leva-se em consideração funcionários de base, e estes são maioria nas organizações. A idéia é que a organização possa se reorganizar para evoluir; Também ocorre que com a metáfora do cérebro gerentes e diretores perdem poder, afinal todos devem estar envolvidos e não somente o nível de direção da organização.
O capítulo 4 do livro “Imagens da Organização”, de G. MORGAN, apresenta uma metáfora para compreender as organizações através de imagens de funcionamento do cérebro.
MORGAM enfatiza duas imagens que representam suas idéias de organizações: (1) Cérebro como um sistema de processamento de informações capazes de aprender a aprender; e (2) Cérebro como um sistema holográfico, onde as capacidades