Organisnismos geneticamente modificados

496 palavras 2 páginas
O reflexo do joelho

Introdução: Esta experiência é sobre reflexos do nosso corpo, mais concretamente o reflexo do nosso joelho. Tem como objectivo mostrar que ao testarmos reflexos do nosso corpo, podemos adquirir alguma informação de como os nervos e os músculos trabalham. Com ela pretendemos perceber o que acontece quando batemos na zona abaixo da saliência do joelho. No nosso dia-a-dia, já nos tínhamos deparado com situações como a da fig.2 . Será que o que nós observámos é o que se pretende estudar aqui?

Material:
1 banco/cadeira pouco alta

Procedimentos:
- Senta-te numa cadeira e coloca uma perna sobre a outra, tal como na figura 2.

- Pede a um(a) colega para, com a parte lateral de uma das mãos (aberta), bater de um modo rápido e firme na zona abaixo da saliência do joelho.

Observações:
- O que acontece?
No momento em que o nosso colega nos bate com a parte lateral da mão na zona abaixo da saliência do joelho, a nossa perna movimenta-se para a frente.

- Podes utilizar a tua vontade para impedir o que aconteceu?
Não.

- Fundamenta a tua resposta à questão anterior.
Por muito que tentemos impedir não conseguimos, pois apesar do nosso cérebro estar informado desta situação, esta acção não está sob o controlo consciente do nosso cérebro.

Discussão: Diz-se que esta ação é um ato reflexo, pois transmitem uma resposta inconsciente. Os atos reflexos são provenientes de impulsos que não têm origem no cérebro, assim se explica o facto de não podermos usar a nossa vontade para impedir que a perna se movimente para a frente. Quando ocorre uma acção reflexa deste tipo, um estímulo origina um influxo nervoso no receptor sensorial, que é conduzido através de fibras nervosas sensitivas até ao centro reflexo,

Relacionados

  • Livro: Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais
    172079 palavras | 689 páginas