Organiação brasileira
Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil
De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da educação Nacional é uma lei criada desde 1971 que foi realmente reconhecida como tal em 1996 no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A LDB só veio acrescentar informações e obrigatoriedades de extrema importância na educação do Brasil, de acordo com essa lei, a educação é direito de todos e as crianças precisam ter acesso ao ensino desde os primeiros anos de vida, conseguindo ter acesso às creches e pré-escolas.
Os níveis de modalidades de educação e ensino que existe tem a finalidade de desenvolver o educando na educação básica, desde a primeira infância na educação infantil com o desenvolvimento integral da criança, e segue no ensino fundamental e médio assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. No ensino superior deve formar diplomados nas varias áreas do conhecimento apto a atuar em setores profissionais para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, incentiva o trabalho de pesquisa, investigação cientifica e desenvolvimento, aperfeiçoamento a divulgação da cultura ciência e tecnologia que constituem o patrimônio da humanidade.
As etapas definidas pela LDB mostram aos educadores a importância para as diferentes fases da vida.
Para que a lei possa vigorar e formar o Brasil com um sistema único de ensino é fundamental que haja uma aliança entre a sociedade, embora nosso pai esteja evoluindo devido à colaboração dos governos municipais, estaduais e federais, ainda vivemos uma realidade de alto índice de analfabetização, devido fortes diferenças econômicas, culturais e sociais.
A estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal. O ensino no Brasil está organizado e estruturado