Organelas
Introdução:
Para adentrarmos no assunto de organelas que fazem parte do citoplasma antes é necessário conhecer um pouco do citoplasma.O hialoplasma(citoplasma fundamental) é considerado um colóide, ora no estado de sol, fluido como um liquido, ora em estado de gel, viscoso como gelatina.Nas regiões periféricas da célula, o hialoplasma costuma ter a consistência de gel e é denominado hectoplasma.A parte mais interna do citoplasma é um sol, bastante fluido e é chamado endoplasma.
Os colóide são dispersões semelhantes a soluções, no entanto, nos colóides o tamanho das partículas dispersas são maiores do que nas soluções verdadeiras.Pelo fato das moléculas do dispersas do hialoplasma serem predominantemente proteínas,por tanto macromoléculas, o hialoplasma é um colóide.
O cito esqueleto é uma rede de filamentos que percorre o hialoplasma. Há dois tipos de filamentos que constituem o citoesqueleto: microfilamentos e microtubulos. Os microfilamentos são constituídos por proteínas contrateis, a actina(uma das proteínas dos músculos), os microtubulos também são protéicos, mas de uma proteina chamada tubulina, estes estão ligados a varios fenômenos celulares que envolvem movimento.
Retículo endoplasmático: rugoso e liso
O citoplasma das células eucariontes contem inúmeras bolsas e tubos cujas paredes tem uma organização semelhante a membrana plasmática.Essas estruturas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de reticulo endoplasmático.O rugoso são túbulos e sacos achatados recobertos externamente por ribossomos que sintetizam moléculas e proteínas que vão para o interior da célula.O reticulo endoplasmático liso ou granular dá continuidade ao rugoso e sua função é o transporte de produtos pelas suas cavidades,a transição entre eles é gradual, observando-se o reticulo endoplasmático, indo em direção do rugoso ao liso,vemos as bolsas tornarem-se menores e a