ORDEM IMPRUDENTE
1 INTRODUÇÃO 3 2 QUESTÕES PROPOSTAS ......4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO A análise do caso proposto nesta atividade permite observar questões pontuais e importantes da segurança dos trabalhadores que, não sendo cumpridas de forma correta, podem desencadear tragédias em qualquer atividade profissional. As questões a seguir mostram como a falta de prudência no trabalho pode acarretar danos irreversíveis a saúde do trabalhador e como esses danos poderiam ser evitados na presença de um profissional específico responsável pela análise de riscos e pelo controle de medidas de segurança adequadas a um bom ambiente de trabalho. Este profissional é o tecnólogo em segurança do trabalho, atividade cada vez mais importante no cotidiano das grandes empresas.
Questões propostas:
1. Com base no texto e na disciplina de Introdução a Tecnologia em segurança do Trabalho responda ás questões que seguem: a) Quais as ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?
Para evitar à explosão em primeiro lugar a empresa contratante, no caso o encarregado, na falta de um funcionário não deveria escalar um funcionário da outra empresa para executar o serviço, sendo que a vitima não conhecia outro tipo de atividade e nem havia sido treinada ou contratada para qual, medidas também deveriam ter sido tomadas como a aplicação do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientas), o uso de equipamentos de proteção individual ou coletivo, também devia ter sido executada uma inspeção no local onde seria feita a detonação com o profissional da área, para verificar qual é o tipo de explosivo correto para ser usado, assim como sua quantidade e origem.
b) Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?