Orações
A BRUXINHA QUE ERA BOA
1° prêmio no concurso anual de percas infantis da prefeitura do Distrito Federal em 1955
1 ATO E 3 CENAS SEM INTERVALO
09 PERSONAGENS:
Bruxinha Ângela, a bruxinha que era boa.
Bruxinha Caolha, a pior de todos.
Bruxinha Fredegunda.
Bruxinha Fedorosa.
Bruxinha Fedelha.
Bruxa-Instrutora ou Bruxa-Chefe
Bruxo Belzebu, sua Ruindade Suprema.
Vice-Bruxo.
Pedrinho, o lenhador.
Cenário Único: UMA FLORESTA (Vêem-se as cinco bruxinhas em fila e a bruxa-instrutora, de costas. Todas estão montadas em vassouras. A de costas, que é a bruxa-chefe, apita e as bruxinhas dão direita-volver. A bruxa-instrutora dá outro apito. As bruxinhas começam a cavalgar em torno da cena, sempre montadas em suas vassouras. A bruxa-instrutora torna a apitar; elas param. A última bruxinha da fila é diferente das outras. Debaixo da roupa preta de bruxa, emoldurada por cabelos estranhamente louros (as outras têm cabelos pretos e roxos desgrenhados) surge um rosto angélico: é a bruxinha Ângela. Voa com grande prazer na sua vassoura e monta com elegância, enquanto suas irmãs voam como verdadeiras bruxas; gargalhadas e movimentos bruscos.)
BRUXA-CHEFE
Muito bem! Muito bem! Quase todas... Bruxinha Ângela, você é um fracasso. Seu riso não era de bruxa e muito menos de feiticeira. Assim você não passará no Exame. Agora vamos prticar o segundo ponto: Gargalhada de bruxa. (A instrutora apita de novo. Todas gargalham com espalhafato. Bruxinha Ângela sorri apenas.)
BRUXA-CHEFE
Uma de cada vez! (apita) (Caolha, Fredegunda e suas irmãs, todas querendo mostrar grande maestria, gargalham, até chegar a vez de bruxinha Ângela, que rir... sem maldade alguma.)
BRUXA-CHEFE
Bruxinha Ângela, você é a única que não estava bem. Aprenda a gargalhar com suas irmãs, Bruxinha Caolha, ria de novo. (Bruxa Caolha ri horrivelmente feio.)