Orações Subordinadas
Orações subordinadas funcionam como termo de outra oração, por isso são orações dependentes.
Orações Subordinadas Substantivas
A oração subordinada substantiva tem valor de substantivo e funciona como um termo da oração principal – sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto.
Classificação das Orações Subordinadas Substantivas
Subjetiva: A oração subordinada substantiva funciona como sujeito da oração principal. Esse tipo de oração pode ser antecedido por verbo impessoal, que é conjugado na 3ª pessoa do singular; verbo de ligação acompanhado de predicativo; e verbo na voz passiva.
Ex: Sabe-se / que haverá mudanças na equipe. Objetiva Direta: Esse tipo de oração funciona como objeto direto do verbo da oração principal, que pode ser transitivo direto ou transitivo direto e indireto.
Ex: O gerente do hotel disse / que vocês fizeram as reservas para amanhã.
Objetiva Indireta: As segundas orações exercem a função de objeto indireto do verbo das orações principais e aparecem preposicionadas.
Ex: O sujeito lembrou-se / de que a escola ficava no bairro Tatuapé.
Predicativa: Exercem a função de predicativo do sujeito das orações principais.
Ex: O fato era / que antigamente os pais liam para os filhos à noite.
Completiva Nominal: Exercem a função de complemento nominal de um nome (substantivo ou adjetivo) da oração principal e apresentam preposição antes da conjunção.
Ex: Os torcedores estavam esperançosos / de que o time fosse classificado.
Apositiva: Exercem a função de aposto de um nome das orações principais. Podem vir antecedidas de dois pontos ou travessão, ou ainda, entre vírgulas.
Ex: Antecipou-me esta informação: / (que) voltaria para o interior.
Orações Subordinadas Adjetivas
É aquela que exerce a função de adjunto adnominal de uma palavra antecedente (substantivo ou pronome) e é introduzida por um pronome relativo.
Classificação das Orações