Orações Coordenadas
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SANTA CRUZ – ETESC
LÍNGUA PORTUGUESA – Prof.ª ANA LÚCIA CRUZ RIMES
ALUNO (A): ________________________________________ CURSO: __________ TURMA:________
A GRAMÁTICA DA FRASE
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
I. FRASE A cada uma das unidades da fala que expressam uma ideia, uma emoção, uma ordem, um apelo, enfim, um enunciado de sentido completo que estabelece comunicação, chamamos frase: “Música!” “Bem-vindos os músicos e todos os amantes da música.” “Na Jamaica nasceu Robert Nesta Marley, o rei do reggae.”
Como você percebeu, a frase pode ou não se organizar a partir de um verbo; o que caracteriza uma frase é o fato de ser uma unidade comunicativa de sentido completo. Na fala, a frase é marcada por uma entoação; na escrita, a entoação é indicada por sinais de pontuação. Para que a frase tenha significado, para que possa ser decodificada, é necessário que obedeça a algumas regras gerais da língua, que tenha um sentido gramatical completo. Isso significa dizer que a frase tem de apresentar uma gramaticalidade facilmente reconhecível por todos os falantes da língua, que têm a gramática natural dessa língua perfeitamente interiorizada. Segundo o Dicionário de linguística, organizado por Jean Dubois, “cada falante que, por definição, possui a gramática de sua língua, pode fazer sobre os enunciados emitidos julgamentos de gramaticalidade. Ele pode dizer se uma frase feita de palavras de sua língua está bem formada, com relação a regras da gramática que ele tem em comum com todos os outros indivíduos que falam essa língua”. Assim, frases como:
a) Faz 17 anos que eu não voto. c) As noites estão quentes.
b) Fazem 17 anos que eu não voto. d) As noite tão quente.
são gramaticais (apesar de as frases b e d apresentarem desvios em relação às regras da gramática normativa); entretanto, pospor um artigo a um substantivo é agramatical, e nenhum falante da língua produz enunciados do tipo