Oragos linfáticos

1868 palavras 8 páginas
FACULDADE VÉRTICE
SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. SOEGAR
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA; PATOLOGIA
PROFESSOR: ARISTEU
PERIODO: 4º PERIODO
ACADEMICA: ROSELI SILVEIRA MOREIRA

Órgão responsável pelo centro da fome

HIPOTÁLAMO
Tem função de controle do SNA, controle do sistema endócrino, controle da fome e sede, controle da temperatura, controle do comportamento emocional, controle do sono e vigília.
A sensação de fome é muito importante para nossa sobrevivência. Quando diminui a quantidade de glicose no sangue arterial, o hipotálamo recebe um aviso no que se chama de seu centro da fome. O hipotálamo é uma região do encéfalo localizada na base do cérebro.

Apesar de relativamente pequena (tem o tamanho de uma ervilha), ela é a responsável pelo ajuste e as adaptações do organismo às variações do ambiente. O hipotálamo controla a temperatura corporal, o equilíbrio de água no corpo e o apetite, além de ser também o centro da expressão emocional e do comportamento sexual.

A baixa concentração de glicose no sangue gera impulsos nervosos que partem do hipotálamo e chegam ao estômago. Este órgão, então, começa a contrair-se. São esses movimentos estomacais que provocam a sensação de fome. Como resposta a esse estímulo, procuramos alimento.
Órgãos Linfáticos:
O baço, os linfonódos (nódulos linfáticos), as tonsilas palatinas (amígdalas), a tonsila faríngea (adenóides) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfóide rico em linfócitos) são órgãos do sistema linfático. Alguns autores consideram a medula óssea pertencente ao sistema sistema linfático por produzirem os linfócitos. Estes órgãos contém uma armação que suporta a circulação dos linfócitos A e B e outras células imunológicas tais como os macrófagos e células dendríticas. Quando micro-organismos invadem o corpo ou o mesmo encontra outro antígeno (tal como o pólen), os antígenos são transportados do tecido para a linfa. A linfa é conduzida pelos vasos linfáticos para o linfonodo regional. No

Relacionados

  • Tathi Trabalho
    5937 palavras | 24 páginas