OR AMENTO E FINAN AS P BLICAS GEST O DE PESSOAS NAS ORGANIZA ES
19661 palavras
79 páginas
16/08/2015ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS: GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
ORÇAMENTO E FINANÇAS PÚBLICAS
O Blog finanças públicas foi criado para ser uma ferramenta útil para aqueles que são amantes do conhecimento.
terçafeira, 24 de agosto de 2010
Seguidores
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS – PROFESSOR: FLAVIO
SOUSA
Arquivo do blog
▼ 2010 (27)
1. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização
1.1 INTRODUÇÃO
A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área extremamente sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Por isso, ela é contingencial e situacional.
Depende da cultura que existe em cada organização. Também da estrutura organizacional adotada. E depende igualmente das características do contexto ambiental, do negócio da organização, das características internas, de suas funções e processos e de um sem número de outras variáveis importantes.
A ARH está passando por grandes mudanças e inovações. Nesse novo contexto, as pessoas deixam de ser o problema das organizações para ser a solução de seus problemas. As pessoas deixam de ser o desafio para se tornar a vantagem competitiva das organizações que sabem como lidar com elas. As pessoas deixam de ser o recurso organizacional mais importante para se tornar o parceiro principal do negócio e que lhe á dinâmica, vigor e inteligência.
1.2 A INTERAÇÃO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES
A expressão Recursos Humanos referese às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. As pessoas passam grande parte de seu tempo trabalhando em organizações. As organizações requerem pessoas para suas atividades e operações da mesma forma que requerem recursos financeiros, materiais e tecnológicos. Daí a denominação Recursos Humanos para descrever as pessoas que trabalham nas organizações.
O contexto em que funciona a Administração de Recursos Humanos (ARH) é representando pelas organizações e pelas