Oque é cyberbullying
Quem algum dia já passou pela escola, com certeza se lembra do terrível intimidação ou comportamento agressivo com o intuito de humilhar algum colega. O termo inglês bullying, deriva de “valentão”, não possui tradução possível para o português, e engloba todo tipo de agressão ou intimidação com o intuito de humilhar uma pessoa. Quem não sofreu bullying certamente se lembra de algum colega que sofreu.
Apesar de ser um termo novo no Brasil, o bullying não é atual e não acontece somente na escola, também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança, porém, sendo mais comum entre adolescentes. A má noticia é que essa forma de intimidação transpôs as barreiras das escolas e chegou ao meio virtual, com o nome de CYBERBULLYING.
Uma das diferenças do cyberbullying é a suposta vantagem que o agressor possui pelo anonimato que a internete pode oferecer. A preocupação de professores e famílias reside no fato de que os insultos virtuais podem se espalhar rapidamente, contaminando todas as pessoas que conhecem a vitima.
Na internete, as calúnias circulam através de redes sócias, e-mails, vídeos, blogs e fotologs, mensagens instantâneos, entre outros, com uma velocidade muito maior do que teriam fora do mundo virtual. Os insultos podem assumir a fama de calunias, ofensas, perseguições, rumores, boatos maldosos e imagens forjadas sobre a vítima.
A maioria das escolas não permite o acesso a sites de relacionamentos e chats nas dependências dos laboratórios de informática, mas não tem controle sobre o uso que os alunos fazem fora do ambiente escolar.
Portanto, se os filhos acessam a internet em casa, cabe aos pais monitorar o seu acesso á rede mundial de computadores.
É muito importante que os pais consigam detectar se seus filhos podem ser vítimas ou ate mesmo praticantes de cyberbullying, para evitara recidência desse tipo de comportamento ou auxiliar o adolescente lidar a situação.
Monitore o acesso que seus