Oq ocoreu ente 1844 e 1860 no brasil
4512 palavras
19 páginas
Lúcia Helena StortoSidney Aguilar Filho
Capítulo 11
A Crise do Império e o Advento da República Introdução. A questão negra. A questão platina. A Guerra do Paraguai (1865-1870). O Advento da República.
A questão militar.
A questão religiosa
O café e a República.
A crise final.
O golpe republicano. Leitura Complementar - Cem anos depois o Brasil continua o Império do favor.
Introdução
Você deve estar se questionando: No capítulo anterior o Império ia bem, estava estável , e agora já vive uma crise ?
Não estranhe tanto! Havia sim uma certa estabilidade no Império durante as décadas de 1850 e 1860, mas esta estava firmada em bases não tão sólidas quanto se podia imaginar na época. Se você vivesse aquele momento, veria seu país aumentar as exportações e adquirir a tão almejada paz interna. Por outro lado, veria uma das últimas sociedades do mundo a utilizar a mão-de-obra escrava. Por isso seu país vivia uma enorme contradição: enquanto a comunidade internacional falava em acabar com a escravidão no mundo, o Brasil aumentava muito as importações dos escravos negros africanos para trabalhar no café.
Dessa maneira não é difícil imaginar que em pouco tempo essa estabilidade iria se romper, tendo como principais motivos a crise da escravidão e suas conseqüências diretas na vida econômica e política do país .
Engenho de mandioca,
Modesto BrocosY Gomes, 1982
A questão negra
A escravidão humana no mundo ocidental já vinha sendo questionada desde o século XVIII . Os filósofos iluministas e posteriormente os princípios jacobinos da Revolução francesa professavam a igualdade de nascimento entre todos os homens. Com a Revolução Industrial essas idéias ganharam um novo contorno. P fim da escravidão e o assalariamento da mão-de-obra ampliavam os mercados consumidores, muito disputados pelos grandes industriais, principalmente ingleses. Durante a