Optometria
FASE DA VESICULA OPTICA
O primeiro estagio embrionário, no qual a estrutura ocular pode ser diferenciada do restante do feto , é a fase da placa embrionária.
A posição dos olhos é indicada por áreas achatadas em ambos os lados da extremidade anterior da goteira neural (estágio de 2,5mm ou 2 semanas) se espessam formando as pregas neurais., estas se unem pelas extremidades livres para formar o tubo neural que penetra no mesoderma subjacente e se separado ectoderma superficial.
Antes de a extremidade anterior do tubo neural estar completamente fechada, botões do ectoderma neural crescem em direção do ectoderma superficial, de ambos os lados, para formar as vesículas ópticas (estagio de 4mm ou 3 semanas). Estas vesículas estão ligadas ao prosencéfalo pelos pedículos ópticos. No estagio de 4 mm, um espessamento do ectoderma superficial, a placa cristaliniana, começa a se formar, justamente no ponto correspondente ás vesículas opticas.
FASE DO CALICE OPTICO
A vesícula optica invagina-se para produzir o cálice óptico, de tal forma que sua parede externa se aproxima da parede interna original.
A invaginação da superfície inferior do pedículo optico e das vesículas opticas ocorre simultaneamente, criando um sulco conhecido como fissura coroidal (fetal) Ao mesmo tempo a placa cristaliniana também se invagina para formar uma taça e dpois uma esfera oca, conhecida como vesícula cristaliniana.
No estagio de 9mm (4 semanas), a vesícula cristaliniana se separa completamente da superfície ectodérmica ficando livre na borda do cálice optico.
A fissura coroidal permite a entrada no pedículo optico do mesoderma vascular que formará, posteriormente, o sistema hialoide.
Quando a invaginação se completa, a fissura coroidal se estreita ate ficar completamente fechada (estagio de 13mm ou 6 semanas), deixando uma pequena abertura permanente na extremidade anterior do pedículo óptico, através da qual passa a