Optica
O MST, construiu ao longo da sua história seis objetivos principais, alguns foram anexados ao longo de sua existência, outros existem desde que o movimento foi fundado em 1985. Os objetivos são:
1- Construir uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital.
2- A terra é um bem de todos. E deve estar a serviço de toda a sociedade.
3- Garantir trabalho a todos, com justa distribuição da terra, da renda e das riquezas. 4- buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais.
5- Difundir os valores humanista e socialistas nas relações sociais.
6- Combater todas as formas de discriminação social e buscar a participação igualitária da mulher.
Como podemos observar mais da metade dos objetivos, um, dois, três e seis, tem relação direta com o nome e a bandeira do movimento, os outros objetivos, quatro e cinco, são objetivos políticos de esquerda, que não contemplam a massa do movimento, mas principalmente a diretoria, que tem um nível intelectual maior.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira. Como se sabe, no Brasil prevaleceu historicamente uma desigualdade do acesso a terra, consequência direta de uma organização social patrimonialista e patriarcalista ao longo de séculos, predominando o grande latifúndio como sinônimo de poder. Desta forma, dada a concentração fundiária, as camadas menos favorecidas como escravos, ex-escravos ou homens livres de classes menos abastadas teriam maiores dificuldades à posse da terra.
Assim, do Brasil colonial da monocultura a este do agronegócio em pleno século XXI, o que prevalece é a concentração fundiária, o que traz à tona a necessidade da discussão e da luta política como a encabeçada pelo MST.
Conforme Bernardo M. Fernandes em seu livro A formação do