Oportunidades na internet
Foto: Shutterstock/Especial para Terra * *
Comentar 0
Não é difícil imaginar por que uma vitrine atraente é importante para os negócios. O consumidor é bombardeado por informações visuais o tempo todo. A vitrine é a chance que um empreendedor tem de conseguir se diferenciar dos demais e atrair o cliente para dentro do seu ponto de venda. E isso vale para empresas de qualquer porte.
Para começar, é fundamental conhecer o "corredor comercial" onde se atua. Uma boa vitrine em um local poderá não surtir o mesmo efeito em outro. "A partir da localização do ponto de venda, o empresário já consegue traçar as características do seu público. Por isso, uma loja de rua e uma de shopping são diferentes", explica Leo Ribeiro, consultor independente de marketing e varejo, de São Paulo.
O passo seguinte é focar a exposição dos produtos nas necessidades reais do consumidor. É preciso montar a vitrine atento ao que acontece em volta. "Se, mesmo no inverno, o tempo esquenta, é recomendável que uma loja de roupas exponha alguns produtos com mais cara de verão. Isso potencializa das vendas", garante Leo.
Visual atraente
Definir o padrão visual é um dos primeiros passos a tomar, sugere o consultor. A composição não deve estar focada em mais de três cores. Mesmo que a marca aposte em muitos tons, é preciso encontrar uma combinação que não gere confusão visual nos consumidores.
Outra dica é descobrir qual é ponto forte da loja. Um exemplo são as Casas Bahia. "O forte deles é o parcelamento. Então, tudo na vitrine chama para isso e o preço total do produto fica escondido", diz Leo.
Além disso, toda a comunicação tem de estar na altura dos olhos do cliente. Caso contrário, a vitrine gerará desconforto visual no consumidor.
Rotatividade
A definição do que vai ser exposto varia conforme a venda da própria unidade. No