Internet para pequenos negócios
Por Edgar Powarczuk*
Empresas são pequenas apenas quando têm pouca ambição ou desconhecem o tamanho da oportunidade. Se você tem ambições para sua empresa, a Internet é hoje a mais apetitosa fonte de oportunidades, quase todas de graça.
A Internet já liga muitos milhões de brasileiros e poderá transformar o seu negócio. E até fazê-lo renascer globalmente.
Ao experimentá-la, você entenderá que a Internet lhe exigirá, no entanto, um novo modelo de relacionamento com seus clientes, uma nova forma de agir no mercado.
Mas, é questão de vontade de aprender. Como tudo nessa vida, é preciso desacomodar-se do “isso não é coisa pra mim” ou “estou velho pra essas coisas”.
Neste momento, uma enorme legião de empreendedores – entre eles seus concorrentes – está tentando lidar com este elemento tão multifacetado e rápido.
Uma oportunidade para as pequenas empresas
As empresas utilizam cada vez mais a Internet para fazer compras (64%) e também para o serviço de governo eletrônico (89% delas), em especial para a consulta ao FGTS, ao cadastro de inscrições estaduais e o envio da declaração de IR. A Internet se tornou tão essencial à vida dessas empresas quanto o telefone ou a eletricidade.
No Brasil, 95% das empresas usam computadores, das quais 97% têm acesso à Internet.
É paradoxal, no entanto, o baixo aproveitamento pelas empresas do potencial das ferramentas da Internet para otimizar seus processos de administração e da sua cadeia de fornecedores e clientes.
Apenas 40% das empresas possuem um site na Internet
Se os negócios fervilham na Internet, com milhões de consumidores on line, porque, ainda assim, mais da metade das empresas - especialmente as pequenas empresas - não possui um espaço na Internet? E, quando possui, não apresentam os recursos adequados?
Uma oportunidade para o Sebrae
O computador e a Internet, que reinavam no mundo corporativo das empresas, agora penetram nos lares dos brasileiros. O